A engenharia é uma profissão que une a ciência e a arte para a criação, construção e aperfeiçoamento de utilidades, como máquinas, aparelhos e estruturas, sendo um dos pilares para o progresso da sociedade. Para comemorar o Dia da Engenharia, confira algumas curiosidades dessa ciência milenar que consegue se renovar e evoluir com o tempo.

Curiosidades da Engenharia - Cerbras

Os primeiros aparatos humanos, como a roda, polias e a alavanca, são exemplos de realizações a partir da engenharia. Essas invenções, mesmo tão antigas, se encaixam nas definições modernas dos princípios básicos da mecânica, utilizados na produção de ferramentas e objetos utilitários ainda hoje.

Outro fato curioso é que o termo engenharia ficou muito tempo atrelado à um viés militarizado, devido ao foco nas construções e invenções de ferramentas de guerra. Mas com o tempo, a construção de edifícios e pontes fortaleceu-se, e acabou-se criando uma divisão da engenharia em engenharia civil e engenharia militar.

Grandiosas e misteriosas obras pelo mundo também são fruto de processos de engenharia, como o Farol de Alexandria, as Pirâmides do Egito, os Jardins Suspensos da Babilônia, a Acrópole de Atenas, o Partenon, os antigos aquedutos romanos, a Via Ápia, o Coliseu de Roma, Teotihuacan, a Grande Muralha da China e as cidades e pirâmides dos antigos Maias, Incas e Astecas. Tais obras foram marcantes e fundamentais para o desenvolvimento da engenharia e civilizações modernas.

Curiosidades da Engenharia - Cerbras

Mas não é só de passado que vive a engenharia, muito pelo contrário. Nos dias atuais, a engenharia se tornou uma ciência que permite inúmeras especializações, como civil, de minas, mecânica, elétrica, química, biomédica, agronômica, florestal, zootécnica e mecatrônica. Tantas divisões tornaram essa ciência cada vez mais completa e capaz de agir sobre os mais variados ambientes e necessidades.

A nossa vida atual só é possível por conta da engenharia e de engenheiros. Água encanada, energia elétrica nas residências, moradia, automóveis, cidades, enfim. Tudo isso é consequência de anos de estudo e evolução dessa ciência.

Acompanhe outras curiosidades e novidades visitando a Cerbras pelo Facebook eTwitter. E conheça os produtos da Cerbras pelo site, afinal, os melhores projetos de engenharia precisam dos melhores produtos.

Fonte: 1
Com imagens de: Google